O QUE FAZEMOS
Conheça um pouco do objetivo e contribuições do Periférico nas comunidades
O Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico, registrado no CNPq tem atuado em vários territórios do DF e entorno com o desenvolvimento de assessoria sociotécnica, com pesquisas sobre temas periféricos e marginalizados no âmbito do sistema acadêmico relacionados à produção do espaço no campo e na cidade (Reforma Urbana e a Reforma Agrária), integrados no formato de “pesquisa-ação” por meio de metodologias ativas e mobilização social com uma visão “transdisciplinar” e “transescalar”, abrangendo movimentos populares, comunidades da periferia, entidades ambientalistas bem como comunidades camponesas e tradicionais.
saiba mais:
COMO FAZEMOS
No contexto da Política Nacional de Extensão e na nova política dos Decanatos de Extensão e Pesquisa e Inovação da UnB os trabalhos do Grupo Periférico abrangem os eixos “Empreendedorismo, Tecnologia e Produção”, “Arte, Cultura e Sociedade”, “Ambiente e Sustentabilidade”, “Saúde, Qualidade de Vida e o Bem Viver na Comunidade”.  O eixo “Empreendedorismo, Tecnologia e Produção” visa “promover a interação entre a Universidade e as forças produtivas, valorizando o empreendedorismo e a inovação tecnológica e social”. Porém, o grupo propõe ir além do discurso semântico sobre “inovacionismo e o empreendedorismo” para uma plataforma cognitiva quanto à tecnologia social em quatro dimensões: de dispositivo, de desejo, saber-se fazer operatório, e saber-fazer que gera a própria tecnologia. Visa integrar o conhecimento técnico ao conhecimento popular, considerando o "sujeito sociotécnico" e seu conhecimento tácito, sejam eles membros do governo ou acadêmicos, e a comunidade alvo de suas ações na busca por intervenções participativas. 
ONDE FAZEMOS
O Periférico tem atuado em vários territórios, urbanos e rurais e várias comunidades . Acessa ao mapa dos principais projetos no região do DF metropolitano.
Tipologias espaciais dos trabalhos do grupo de pesquisa
Categorias
Tipologia
Projetos do Periféricos
T1-Ocupação de Comunidade Tradicional
Quilombo Mesquita (GO); Kalunga (GO)
RURAL
T2-Assentamento Rural Produtivo – Movimentos Sociais
Assentamento do Pequeno Wiliam MST (DF); Assentamento Oziel Alves III MST (DF); Pré-assentamento do Renascer (DF)
T3 - Requalificação urbana
Valparaiso (GO); Cavalcante (GO); Praia do Cerrado (DF); Asa Norte da 15 e 16 e das 900 às 400; CONIC (Plano Piloto - DF)
REGULAR
T4 - Expansão Urbana na região periurbana
Luziânia (São Caetano – GO); Formosa (Taboquinha – GO)
URBANO
T5 - Ocupação temática
Cooperativa 100 dimensões (Riacho Fundo - DF); Mercado Sul (Taguatinga -DF)
T6 - Vila pioneira – associação de moradores
REGULARIZADO
Vila Telebrasília (Plano Piloto - DF); Vila Planalto (Plano Piloto - DF)
T7 - Assentamento reurbanizado
Varjão (DF); Estrutural (DF); Itapoã (DF); Sol Nascente (DF)
T8 - Ocupação com conflito socioambiental
Santa Luzia (DF); Vila Cauhy (DF); ARIE Cruls (Noroeste - DF)
INFORMAL
T9 - Ocupação em Vila Cultural
Vila Cultural (Plano Piloto - DF)
T10 - Ocupação de Movimento Social
Assentamento Dorothy Stang CNLP; Assentamento Irmã Dulce; Nova Planaltina MTST; 
Tabela e mapa de tipologias espaciais dos trabalhos do grupo Periférico publicados em EXTENSÃO E TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA: PERIFÉRICO NO DF E ENTORNO publicado em Cadernos de Arquitetura e Urbanismo v.26, n.38, 1º sem. 2019 (acessível no menu "Publicacões")
Mapa _Tipologias Periferico _1.400000.jp
Acompanhe nossas assessorias através dos  trabalhos e publicações aqui no site.